sábado, 14 de maio de 2011

Planescape [1]

Planescape me parece ser uma espécie de cenário ideal para a alta fantasia de Dungeons and Dragons 4th Edition, com sua enorme quantidade de raças e variadas classes de personagem. Além do mais, um jogo em Planescape sempre envolveu uma quantidade acima da média dos outros cenários de D&D de interpretação e background, com suas facções cheias de tramas políticas e ideológicas, sua falta de determinismo moral e a certeza de que nem tudo poderá ser resolvido na pancadaria, porque sempre existirá alguem mais poderoso do que você!

Apesar disso, a Wizards of the Coast alterou drasticamente a cosmologia de D&D para essa nova edição, quebrando a Grande Roda Planar e, logo, grande parte do clima existente anteriormente em Planescape. Aí um jogador chato e reacionário poderia vir e dizer: oh, mas esse D&D novo é videogame, ele nunca teria espaço para um cenário tão profundo e etc. Bem, para quem se deu ao menos ao trabalho de ler o novo Manual of the Planes, ficou bastante claro para mim que existem ali muitos elementos novos e muitíssimo interessantes, dando abertura para que possamos pensar em um cenário tão interessante quanto o antigo Planescape. Além do mais a cidade de Sigil continua lá, firme e forte, embora agora exista como um semiplano por si só. A cidade é sem dúvida a principal localidade de Planescape e agora tornou-se cenário importante nas campanhas de alto-nível da nova edição.

Vejo muitos elementos a serem aproveitados nessa nova edição em uma campanha de Planescape, seja utilizando o antigo cenário, seja alterando alguns fatores (afinal, o Manual of the Planes apresenta a antiga cosmologia como um exemplo que possa ser usado), seja utilizando o novo cenário inteiramente. Da minha parte, decidi por pegar o novo cenário e adicionar alguns elementos do antigo, como alguns planos extintos, raças e, o mais importante, as facções de Sigil. O que proponho aqui, então, é desenvolver um Planescape 4E, tão fiel quanto possível ao novo sistema, mas tentando trazer de volta o clima do cenário original.

A partir de hoje, portanto, de tempos em tempos eu irei postar algumas informações novas sobre o que ando desenvolvendo. Sintam-se a vontade para participar, seja com sugestões ou mesmo como parte integrante do processo criativo!

Por hora deixo aqui a disposição um pouco do material que eu encontrei online de pessoas que já se disponibilizaram a fazer esse trabalho: são basicamente novas raças trazidas do antigo cenário. Hoje, o super caristmático Outcast Modron e o clássico Bariaur:

Bariaur

Outcast Modron



Nenhum comentário: